Um pouco mais sobre a hsitória da cidade de Glaura
Concordam os historiadores com a informação de Diogo Vasconcelos (História Antiga de Minas Gerais, de 1901) que o primitivo arraial de Casa Branca surge em 1700/1701 por decorrência do “flagelo da fome” experimentado por toda a região de Vila Rica e de Vila de N. S. do Ribeirão do Carmo (Mariana). Populações inteiras, movidas pela fome, dispersaram-se em busca de terras mais férteis para o plantio e fundaram os arraiais de Cachoeira do Campo, São Bartolomeu, Acuruí (Rio de Pedras), Casa Branca e muitos outros.
Com alguma atividade mineratória, próximo às margens do Rio das Velhas, e dedicando-se à produção agropecuária para abastecimento à região das minas, Casa Branca prosperou pela primeira metade do Século XVIII. Mas, com a decadência de Vila Rica, com a exaustão das minas e especialmente com a opção por outras estradas, também passou por longo período de estagnação, em especial no Século XIX, o que assegurou sua relativa conservação como antiga vila, de aspecto colonial e casas antigas. Passaram por Glaura vários personagens e viajantes ilustres. Dom Pedro II registrou no seu Diário de Viagem, publicado pelo Museu Imperial de Petrópolis, que dormiu uma noite no arraial de Casa Branca. De Glaura a Soares, na linha do horizonte está a Serra do Capanema (serra de mato ralo, em tupi-guarani), denominação decorrente do Barão de Capanema, Guilherme Schch, nascido na Fazenda Timpopeba em 1824 e falecido no Rio em 1908 e que implantou fazenda no sopé da Serra, até hoje existente, na região da Área de Proteção Ambiental do Uaimii. Engenheiro, mineralogista, realizou pesquisas e deixou vários trabalhos científicos. Seu pai, Rochus Schuch, austríaco, veio para o Brasil em 1817 com a Missão Científica Austríaca que acompanhou a princesa Leopoldina de Habsburgo, que casou-se com dom Pedro I.
Nos nossos dias, distante 73 km de Belo Horizonte e 22 de Ouro Preto, Glaura começa a tornar-se destino turístico para os que fogem da grande cidade e buscam a vida rural, lazer e descanso, Turismo Ecológico e de Aventuras, necessitando de medidas de proteção compatíveis com sua preservação e esta nova fase de sua tricentenária existência. Está prevista para 2009 a implantação do Aeroporto Regional dos Inconfidentes na região entre Glaura e Cachoeira do Campo, pelo Governo do Estado.
Mauro Werkema - (julho/2008)